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Enquete

Resultado confirma a baixa frequência de atividade física entre os internautas


Em abril, o Ministério da Saúde pesquisou e revelou que em Teresina, pouco mais de 15% dos adultos disseram fazer alguma atividade física.

O percentual é considerado o menor do Nordeste. No Brasil, a menor freqüência de atividade física acontece em São Paulo, compreendendo 11,3% dos voluntários do estudo e a maior, em Vitória, com 20,5%. A pesquisa do ministério ouviu 54.251 brasileiros nas 26 capitais e no Distrito Federal. Em Aracaju, foram 2.010 entrevistados.

As mulheres ficam bem aquém, pois só 10,8% das 1.225 entrevistadas admitem praticar alguma atividade física. Trata-se do pior índice da região.

Perguntamos em nossa enquete, que motivo costuma afastar o internauta da prática de exercícios. Mais da metade das respostas (56%), indicaram a falta de tempo como principal fator.

Praticar esporte ou qualquer atividade física diariamente - ou, pelo menos na maioria dos dias da semana - por um período de, pelo menos, 30 minutos, é o mínimo que as pessoas podem fazer para beneficiar sua saúde em diversos sentidos. A falta de tempo, não justifica verdadeiramente uma desculpa plausível.

A Preguiça assumiu o segundo lugar nas indicações da enquete: 31,4%. E em terceiro, com 3,1% das respostas: "Prefiro ver T.V.". Não é para menos que o sedentarismo é fielmente mostrado em números na pesquisa.

O corpo humano, da mesma forma que necessita de nutrientes, sono e repouso, necessita também de exercícios físicos. O excesso ou a carência destas necessidades faz com que todo o organismo se desequilibre, e onde há falta de equilíbrio há também falta de bem-estar pessoal, assina Kenneth Cooper - médico norte americano especializado em capacitação física.

Para funcionar adequadamente, o nosso corpo precisa de movimento. A atividade física regular aumenta a taxa de renovação dos tecidos, retarda o envelhecimento, diminui a taxa de gordura circulante, melhora a coagulação sanguínea, torna mais eficaz a troca de gases nos pulmões e facilita a mineralização dos ossos.

Contribui para a produção de endorfina, que combatem a ação da adrenalina, gerada pelo estresse do cotidiano. Além disso, aumenta as defesas do organismo, controla o peso corporal, melhora o desempenho do sistema cárdio-respiratório e o desejo sexual.

Por outro lado, podemos afirmar que o sedentarismo impacta negativamente na saúde das pessoas e na produtividade das empresas. Pessoas fisicamente ativas vivem mais e têm mais disposição, maior capacidade de trabalho e de concentração.

Apenas 9,4% dos internautas responderam que fazem exercícios diários e ninguém marcou a opção "Desinteresse. Acho que praticar exercícios não é importante".

O educador físico da Vita Academia, Alisson Silva, nos esclarece que além de empenho, para obter resultados satisfatórios, é preciso também ter paciência. “As pessoas não podem achar que vão perder tudo o que adquiriram em anos de alimentação desregrada em apenas alguns meses de academia. Persistir nos exercícios é o mais importante”.

Algumas das atividades leves ou moderadas são: caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais, ciclismo e voleibol. Classificam-se como exercícios vigorosos a corrida, a corrida em esteira, a ginástica aeróbica, o futebol, o basquetebol e o tênis, por exemplo.

 

F.C.
03.06.2008

Pesquisa do Ministério da Saúde demonstrou que apenas 15% dos teresinenses praticam atividades físicas. Que motivo costuma afastar você da prática de exercícios? 

Falta de tempo.
56 %
Preguiça.
31.4 %
Prefiro ver T.V.
3.1 %
Desinteresse. Acho que praticar exercícios não é importante.
0 %
Faço exercícios diários.
9.4 %

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