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Resultado da enquete

Enquete Medplan sobre alimentação surpreende. Nutricionista explica o ideal


Da terceira semana do mês de junho até o início desta semana, o portal Medplan realizou uma enquete para saber como vai a alimentação das pessoas. O resultado é surpreendente, já que a maioria das respostas aponta para o fato de que muita gente não está preocupada com a quantidade dos alimentos e se os mesmos fazem bem à saúde. Veja o resultado:


De que forma você se alimenta?
Faço dieta muito rígida. (2,1%)
Faço as cinco refeições, mas em pouca quantidade. (16,7%)
Me alimento de forma saudável e balanceada apenas durante a semana. (18,8%)
Como apenas quando sinto fome, mas não me preocupo com as gordurinhas localizadas. (30,2%)
Como de tudo, a toda hora e em grandes quantidades. (32,3%)

Análise da nutricionista
Segundo a nutricionista do Medplan, Ana Roberta Lira, o resultado é preocupante. “Aqui no consultório eu percebo dois casos: Pessoas que estão de bem com a saúde e continuam se preocupando com a alimentação. Vejo também pessoas que precisam de uma readequação nutricional, e mesmo que timidamente, tomam algumas atitudes ligadas a uma alimentação mais saudável. Por outro lado, os dados da enquete assustam, já que muita gente está relaxada quanto ao que come”, afirma a nutricionista.

Freqüência alimentar
O ideal é fazer uma alimentação fracionada, de no mínimo seis refeições, em pequenas quantidades de comida. Sentir fome também é essencial, por isso, não é indicado comer aleatoriamente, sem sentir a necessidade da comida. A nutricionista também informa que esta rotina alimentar deve ser aliada à prática de atividades físicas. “Claro que com a rotina de trabalho, estudo e demais atividades do dia a dia, nem sempre sobra tempo pra tantos intervalos. O indicado é comer entre três e três horas. A dica é levar algo na mochila, na bolsa ou local acessível, e se policiar a parar um momento para comer”.

Erro inicial na alimentação
Na hora do lanche, é essencial evitar frituras, refrigerantes e produtos industrializados, já que eles possuem uma grande quantidade de conservantes e fazem mal para a saúde. “Na infância, muitos pais erram por inserirem prematuramente na dieta dos filhos iogurtes, biscoitos. Eu atendo crianças com colesterol alto e com problema de obesidade”. Ela fala ainda que os conhecidos ‘salgados’, como coxinhas, pasteis e bombas, não deviam estar nas prateleiras das lanchonetes das escolas. “Tem criança que fica com vergonha de levar frutas para lanchar porque todas as outras já estão condicionadas ao lanches das cantinas”.

Ela diz ainda que geralmente é depois que a pessoa sai da escola, que chega a hora de definir se vai continuar se alimentando mal ou se vai passar a cuidar da saúde e do corpo, fazendo uma dieta balanceada.

Recomendações:
A nutricionista indica ingerir frutas pelo menos três vezes ao dia; Restringir o sal porque causa, entre outras doenças, a hipertensão; Levar no bolso uma barra de cereal (sem chocolate) para os momentos de pouco tempo para a alimentação; Diminuição do consumo de açucares e sempre olhar as informações nutricionais na embalagem dos alimentos.

Felipe Pereira
09/07/2010
De que forma você se alimenta?  

Faço dieta muito rígida.
2.1 %
Faço as cinco refeições, mas em pouca quantidade.
16.7 %
Me alimento de forma saudável e balanceada apenas durante a semana.
18.8 %
Como apenas quando sinto fome, mas não me preocupo com as gordurinhas localizadas.
30.2 %
Como de tudo, a toda hora e em grandes quantidades.
32.3 %

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