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Imprensa / Notícias
09 de Janeiro de 2015 - Nutrição

Especialistas elegem a melhor dieta para seguir em 2015

Médicos e nutricionistas americanos listaram planos que, além de ajudar a emagrecer, são nutritivos e evitam doenças cardíacas e diabetes


Médicos e nutricionistas americanos, a pedido da publicação U.S News & World Report, elaboraram diversas listas sobre quais são as melhores dietas para adotar neste ano. Os resultados variam dependendo do objetivo das pessoas: perder peso, proteger o coração, evitar doenças ou unir todos esses fatores em um só tipo de alimentação.

A grande vencedora de 2015 é a dieta conhecida pelos americanos como DASH (sigla em inglês para “dieta para combater a hipertensão”). O plano foi considerado pelos profissionais como a melhor opção entre as melhores dietas em geral, por ser fácil de ser seguida, nutritiva, eficaz para a perda de peso e para a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

As melhores dietas para seguir em 2015

Médicos e nutricionistas americanos ouvidos pelo 'U.S News & World Report' indicam os planos mais fáceis de serem adotados, mais nutritivos e que mais ajudam a emagrecer e evitar doenças.

1. Dieta contra pressão alta

Chamada de DASH Diet em inglês, o plano tem como objetivo prevenir e tratar a hipertensão. A dieta DASH foi considerada por médicos americanos como a mais adequada para beneficiar o corpo de diferentes maneiras, já que acaba promovendo perda de peso e uma alimentação mais nutritiva. A ideia é simples: enfatizar nutrientes que previnem a hipertensão, como potássio, proteína, fibra e cálcio – encontrados em vegetais e alimentos integrais –, e evitar aqueles que aumentam a pressão arterial, especialmente os ricos em sal, calorias e gordura, como os industrializados, doces e carne vermelha. Como não proíbe o consumo de nenhum grupo alimentar, essa dieta é considerada como relativamente fácil de ser seguida.

2. Dieta para reduzir o colesterol

Conhecido como dieta TLC (sigla para “terapia para mudança do estilo de vida”), o plano tem como principal objetivo reduzir a taxa de LDL, o “colesterol ruim”, prevenindo doenças cardiovasculares. O foco desse tipo de alimentação é diminuir significativamente o consumo de gordura, principalmente a saturada, encontrada nas carnes mais gordurosas, laticínios integrais e frituras, por exemplo. Recomenda-se que a gordura passe a representar até 7% do total de calorias consumidas no dia. A dieta ainda prevê a ingestão de fibras, presentes nos vegetais e alimentos integrais, que também contribuem com o combate ao colesterol alto. A dieta TLC pode ajudar a emagrecer, uma vez que estudos sugerem que uma alimentação com pouca gordura é eficaz na perda de peso.

3. Dieta da Clínica Mayo

Essa dieta foi desenvolvida pela Clínica Mayo, instituição dos Estados Unidos que realiza pesquisas na área da saúde e oferece recomendações sobre prevenção de doenças. O objetivo dessa dieta é emagrecer. Os criadores sugerem que, seguindo o plano, é possível perder entre 2,5 e 4,5 quilos nos primeiros quinze dias e, depois, de 0,5 a 1 quilo por semana. A dieta se baseia na adoção ou eliminação de quinze hábitos. É proibido comer enquanto assiste TV ou consumir açúcar nas primeiras duas semanas, por exemplo. O plano também recomenda a alimentação de pratos balanceados de acordo com uma pirâmide alimentar. Ou seja, refeições contendo todos os grupos alimentares, de vegetais a carboidratos e gordura, mas nas quantidades adequadas. Estudos já demonstraram que a dieta é eficaz na perda de peso e ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

4. Dieta do Mediterrâneo

A Dieta do Mediterrâneo se baseia na alimentação seguida por habitantes de países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Ela se tornou conhecida principalmente após a publicação de várias pesquisas científicas que comprovaram os seus benefícios. A dieta visa a perda e a manutenção do peso e a prevenção de doenças crônicas com a baixa ingestão de carne vermelha, açúcar e gordura saturada. Por outro lado, o plano prevê um maior consumo de alimentos como nozes e castanhas, vegetais, grãos integrais, azeite de oliva e peixe. O vinho tinto também é indicado, com moderação.

Fonte: Veja
Edição: G.C

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