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Imprensa / Você precisa saber
04 de Julho de 2014 - Você precisa saber

Sete passos para uma menopausa saudável

Ter bons hábitos de vida pode diminuir em até 80% a intensidade dos sintomas do climatério.


Por volta dos 50 anos, uma data marca uma nova fase na vida de uma mulher: a menopausa. Essa etapa, que se caracteriza como o dia da última menstruação e se consolida após um ano sem menstruar, representa o fim do ciclo ovulatório.

​A transição da idade fértil para a infértil traz uma série de sintomas à saúde da mulher. Com bons hábitos de vida, no entanto, é possível fazer uma passagem suave. "Medidas como dieta saudável e atividade física regular podem atenuar os sintomas da menopausa em até 80%", diz Domingos Mantelli, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. 

As mudanças que preparam o corpo para a menopausa começam a partir dos 40 anos, quando o metabolismo desacelera — fica mais difícil emagrecer, por exemplo. Por volta dos 47 anos, os hormônios estrogênio e progesterona caem gradativamente. Nessa fase, chamada de perimenopausa, podem se manifestar mais de 200 sintomas, como ondas de calor, irritabilidade, diminuição da lubrificação vaginal, ressecamento da pele e irregularidade do ciclo menstrual. Dentre eles, o mais usual são as ondas súbitas de calor, chamadas de fogacho, consequência da baixa do estrogênio que descontrola a região do cérebro responsável pelo controle da temperatura corporal.

O período chamado de climatério, que começa na perimenopausa e se prolonga à pós-menopausa (até os 65 anos), deve ter acompanhamento médico. "Com a baixa do estrogênio, a mulher fica mais exposta a males como colesterol alto, osteoporose e doenças cardiovasculares. Por isso, ao entrar na perimenopausa, é indispensável fazer um check-up completo", diz Fabio Laginha, ginecologista e coordenador da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. 

Reposição hormonal — A terapia de reposição hormonal, que consiste na reposição de estrogênio e progesterona via pílulas, gel ou adesivos e pode atenuar os sintomas da menopausa, requer cautela. "Esse tratamento deve ser utilizado apenas quando a mulher tem sintomas muito intensos. Além disso, a paciente não pode ter histórico de câncer na família e precisa estar no período da perimenopausa ou menopausa recente", explica Edilson Ogeda, ginecologista e coordenador do Núcleo de Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia do Hospital Samaritano de São Paulo. 

A reposição hormonal também é indicada para mulheres que entram na menopausa precocemente — antes dos 40 anos —, que pode ser desencadeada pelo tabagismo. "Elas irão ficar mais tempo sem a proteção do estrogênio no organismo, o que pode ser ruim para a sua saúde", diz Fabio Laginha. 

Sete passos para uma menopausa saudável

Praticar atividade física

No climatério, a mulher tende a perder massa óssea e massa muscular, já que os níveis de estrogênio diminuem. Por isso, fazer atividade física é essencial. "Modalidades de impacto, como a corrida, estimulam o desenvolvimento da massa óssea, além de contribuir para o crescimento muscular", diz Ivaldo Silva, ginecologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O exercício evita o aparecimento da osteoporose e, aliado a uma dieta equilibrada, alivia sintomas como o fogacho e a irritabilidade. "A prática de atividade física também é excelente para afastar a depressão, comum nessa fase, pois libera hormônios ligados à sensação de bem-estar, como a endorfina", explica Silva. A recomendação é caminhar de 30 minutos a uma hora, no mínimo três dias por semana.

Administrar o stress

Muitas mulheres temem essa fase por considerá-la sinônimo de envelhecimento. Com a contribuição da baixa do estrogênio, que já interfere negativamente no emocional, a mulher pode ter sinais de depressão e irritabilidade. Administrar o stress diário é importante para passar pelo climatério com poucos sintomas. "A mulher precisa analisar como ela pode aproveitar melhor a vida. Vale qualquer coisa: ler um livro, ir ao cinema ou fazer um curso. É a hora de pensar mais nela", afirma Ivaldo Silva.

Garantir bons níveis de cálcio

A osteoporose é uma doença que ataca a saúde óssea da mulher principalmente após a menopausa, deixando-a suscetível a lesões ósseas graves. "Depois desse período fica mais difícil o cálcio se fixar ao osso, por causa da ausência do estrogênio, importante para essa ação. Portanto, se a mulher já tiver uma boa massa óssea, é menos provável que a osteoporose se desenvolva", diz Fabio Laginha, ginecologista e coordenador da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

A recomendação é consumir diariamente 1000 mg de cálcio. Com a chegada da menopausa, a dose recomendada passa para 1500 mg. Um copo de leite (integral ou desnatado) de 200 ml contém 250 mg de cálcio. 

Controlar o peso

A menopausa derruba a produção do estrogênio e faz com que a mulher ganhe alguns quilos. Isso acontece porque o hormônio utiliza o HDL, chamado de colesterol "bom", para ser transportado por todo o corpo. "Na falta do hormônio, o colesterol se estoca e favorece o acúmulo de gordura localizada, em regiões como o abdômen", afirma Domingos Mantelli, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Para evitar o excesso de peso, a recomendação é chegar à perimenopausa com o peso ideal. Ter uma dieta saudável e praticar atividade física ajudam a conquistar um bom resultado na balança.

Seguir uma dieta equilibrada

Uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas pode ajudar a combater os sintomas da menopausa. "A vitamina E diminui os fogachos, a B6 melhora os sintomas da depressão e a C auxilia na síntese dos hormônios ovarianos. Por fim, a vitamina D3 é importante para o sistema imunológico e para a síntese do cálcio, enquanto o ácido fólico pode diminuir o risco de câncer", diz Domingos Mantelli.

Ficar longe do cigarro

O cigarro pode levar à menopausa precoce, que se manifesta antes dos 40 anos. "A mulher fumante tem a menopausa antecipada em dois anos, na média", afirma Edilson Ogeda, ginecologista e coordenador do Núcleo de Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia do Hospital Samaritano de São Paulo. O motivo é que o cigarro contém substâncias, como a nicotina, que diminuem a produção de estrogênio.

Beber com moderação

O álcool em excesso gera o mesmo efeito do tabagismo: antecipa a menopausa em dois anos, em média. Assim como o cigarro, a bebida diminui a produção do hormônio estrogênio.

Fonte: Veja
Edição: A.N.

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